26/02/07

Rainha branca em casa preta

Há muita coisa que podemos conhecer numa pessoa só com um jogo de xadrez... Se estivermos atentos podemos observar que as jogadas que fazemos são muito semelhantes às investidas feitas na vida. Se jogamos à defensiva deixamos as peças muito cá para trás e mais tarde ou mais cedo ficamos encurralados, mas também há quem seja apologista que o ataque mais forte é uma boa defesa. Se jogamos ao ataque, de um momento para o outro também podemos perder tudo. Houve uma altura em que eu desistia logo de jogar xadrez se ficasse sem a rainha. Era sem dúvida o meu ponto fraco. A analogia à vida real é o facto de que se me tocam num ponto fraco posso deitar tudo a perder também. Ou podia... No outro dia fiquei sem a rainha e agarrei-me ao jogo com unhas e dentes e pensei..." Desta vez não vou perder só porque não a tenho!" . E o que é certo é que ganhei... Enquanto não houver cheque mate... Mais vale tentar, mesmo que seja em vão... pelo menos no xadrez sempre se vai fazendo uma ginástica mental. E na vida real... mais uns cabelos brancos! Se ganharmos... estamos ainda mais fortes para o próximo match!

Acerca de mim