17/03/07

Clown without make-up

Existem 4 tipos de humor : Hostil. Agressivo e destruidor, é usado para criticar e manipular o outro, usando o sarcasmo e o ridículo. Tem um impacto muito forte. O “agressor” evita responsabilidade no seu acto, utilizando a desculpa de que “era brincadeira”.

Agregador. É o tipo de humor que alivia os ambientes. Doce e amigável, quem o usa é capaz de rir das suas próprias falhas. Reforça os laços do grupo, mas pode ser utilizado para excluir alguém dele.

Auto-infligido. Quem o utiliza está sempre a fazer palhaçada, usando os seus próprios defeitos para divertir os outros. É utilizado por pessoas desejosas de agradar. Quem usa este tipo de humor de forma rotineira, destrói o respeito por si próprio, experimenta altos níveis de ansiedade e corre o risco de entrar em depressão.

Rir da vida. É o género de humor de quem olha os acontecimentos da vida sempre pelo lado positivo, sabe enfrentar os desafios e rir dos absurdos. Alimenta-se a si próprio, sem precisar de audiência. Os estudos demonstram que traz benefícios para a saúde.

Rod Martin em The Psychology of Humor Hoje tirei o dia para fazer corresponder estas variáveis do humor dentro dos quatro tipos existentes para auto consideração: O humor sádico, onde a desgraça alheia é uma verdadeira comédia. O negro, que não foge muito ao do sádico. O massoquista que se ri dele próprio. O infantil que passa a vida a fazer piadas do xixi e do cócó. O palhação que se alia ao: " Eu sou muita engraçadinho!" e mantê-lo calado é mentira. O inteligente, que só apanha quem sabe mas muito agradável para relaxar. O tradicional, a do senso comum. O antigo. Vasco Santana já era... por amor de Deus. O simpático, aquele que provoca o riso meio amarelado só por acto social. O incoveniente, que manda sempre a posta de pescana no pior momento. O mediático, onde se junta a boa disposição e a vontade de rir :) P.S- Detesto admiti-lo mas... verdinh tinhas razão...

Acerca de mim



Arquivo do blogue