26/03/07

Observar os outros

E quem é que não gosta de observar? Eu gosto de perder muito tempo do meu dia (quando o tenho) a observar as pessoas. É lindo ler comportamentos através das expressões corporais. É por isso que gosto de andar de comboio ou de metro, aí tenho sempre mais tempo para olhar para as pessoas e imaginar as coisas que eu quiser. Com base na biliografia "Como observar as pessoas" por Nierenberg e Calero temos alguns exemplos: O riso nervoso. É um excelente exemplo de incoerência. Supostamente deveria significar divertimento, mas a falta de coerência no som denota algum mal-estar. As pessoas normalmente quando entram dentro de recintos fechados se estiverem confortáveis e satisfeitos no ambiente que as rodeia, estas vão desabotoar o casaco e até mesmo despi-lo. As que não estão, vão mantê-lo vestido (excepto se estiver frio não é?). "Desconfia do homem cujo abdómen se matém imóvel, enquanto ri." Provérbio Cantonês As pessoas que mantêm a mão na frente da boca enquanto falam, primeiro há que avaliar se essa pessoa têm o hábito de falar dessa maneira e em que circunstâncias o faz (mau hálito por exemplo). Estas que o fazem não têm a certeza do que estão a dizer... e nada melhor do que questioná-las se têm a certeza. Se ficarem desconfiadas é porque não têm mesmo! :D A posição de braços cruzados é frequente e, na opinião de Darwin, parece que é empregada em todos os países do mundo, para indicar uma posição de defensiva. Esse gesto actua, aparentemente, como um escudo contra um ataque inesperado ou como a confirmação definitiva de uma afirmação. É realçada a defesa se os punhos tiverem fechados ou apertar os bícepes com força. É claro que para estas conclusões há sempre variáveis em que ter em conta e podem não ser pontuais, mas eu cá divirto-me muito a tentar adivinhar o comportamento dos bichos do comboio...e algumas pessoas que pensam que não passam nada mas mal sabem a transparência que emanam...ehehehe

Acerca de mim



Arquivo do blogue